quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Seminário de Vida no Espirito Santo


A finalidade do Seminário de Vida no Espírito é ajudar os participantes a encontrarem uma vida mais rica e melhor. É o momento de se encontrarem com Cristo e viver as verdades mais fundamentais acerca do Amor de Deus, do Pecado, da Salvação, da Fé, da pessoa de Jesus Cristo, da Efusão e Carismas do Espírito Santo.
  Sem dúvida, os Seminários de Vida no Espírito Santo constituem-se um dos momentos mais expressivos do trabalho de evangelização da Renovação Carismática Católica em todo o Brasil. Trata-se de encontros abençoados que, a partir de pregações querigmáticas e de momentos fortes de fraternidade e de oração, proporcionam experiência singular com o Amor de Deus Pai, o encontro pessoal com Jesus Cristo, Senhor e Salvador, bem como a graça do batismo no Espírito Santo.
   Reconhecendo a relevância destes encontros, o  Grupo de Oração  Cruz & Vida prepara para você , um  Seminários de Vida no Espírito Santo, rogando ao bom Deus pela intercessão de Maria Santíssima  que nos favoreça com um conhecimento crescente de Sua Palavra e desperte em nós a docilidade às moções do Espírito Santo. Participe conosco apartir  das 14 horas do sábado dia 29 de Setembro e no dia 30 a partir das 9h com a celebração da Santa Missa  . Contamos com sua presença!!! Paz e bem!

G.O. Cruz & Vida,
Paróquia Bem Aventurados Francisco e Jacinta Marto,
Igreja N.Srª de Fátima
R: Lírios do Campo, 700-  Etelvina Carneiro BH/MG

terça-feira, 31 de julho de 2012

Juventude e Santidade!

Nos dias de hoje nossa juventude vem sendo bombardeada de tentações, bebedeiras, sexo desenfreado e outras drogas mais pesadas.... são exemplos daquilo que o mundo vem oferecendo a eles e ainda falando que é o ideal, que não passa de algo que é comum da idade, os hormônios estão a flor da pele então eles devem "liberar as energias" e por ai vai... é isso que nós encontramos nos filmes, novelas e até mesmo nas músicas!


Jovem! não se iluda, nós só conseguimos preencher os nossos vazios em Deus! O que encontramos nele não conseguimos achar quando levamos um porre, quando "pegamos" todo mundo na balada ou quando temos a sensação do primeiro trago....nada disso se compara a sensação do amor de Deus! 
A sociedade vem querendo nos corromper, oferecendo falsas liberdades, mas nós temos que buscar a santidade a cada dia....não que isso vá ser uma tarefa fácil, mas eu garanto a recompensa é grandiosa! 


Como diz a letra da música Restauração, do Cantor Dunga da comunidade Canção Nova:

Pare de se maltratar

Não queira aos outros culpar
Diga por hoje não
Por hoje eu não vou mais pecar 


Não se maltrate jovem, não queria viver no pecado! Volta pro seu Senhor! pro seu Pai misericordioso, aquele que te ama incondicionalmente!  Basta você querer, você dizer que por hoje você não vai pecar, faça isso todos os dias! logo pela manhã, entregue o seu Dia ao Senhor nosso Deus, consagre todas as suas atividades a ele e peça a graça de não pecar naquele dia que esta a nascer....assim quando chegar a  noite, antes de dormir, agradeça a Deus pela graça de não ter pecado! Amado e se por um acaso você pecou, não temas, não se desespere! Caia de joelhos em um confessionário! lá terá um servo do senhor, pronto para te ajudar! Basta abrir o coração amados!


Escute essa música, esteja aberto a restauração que Deus quer fazer na sua vida, seja um jovem que busca a santidade! 

E lembrem-se amados, temos sempre um Pai misericordioso que espera o nosso retorno de braços abertos!


Vamos Jovens!
Aqui tem Jovem? Aqui tem Fogo!!!

domingo, 22 de julho de 2012

A Importância da Santa Missa

Numa cidade estava sendo construída uma catedral feita de pedras. Os operários iam e vinham no meio da grande construção. Certo dia chegou àquela cidade, uma importante autoridade e foi ver a obra. O ilustre visitante entrevistou três operários que carregavam pedras. Aos três fez a mesma pergunta:
- Amigo o que está fazendo?
O primeiro respondeu
- “Estou carregando pedras”.
O segundo disse:
- “Estou ganhando o meu pão de cada dia”.
O terceiro falou:
- Estou construindo uma catedral, onde muitas pessoas encontrarão a salvação. E, aqui, eu e minha família nos reuniremos para louvar a Deus.

DEUS QUER AMIGOS E NÃO ESCRAVOS!
Vejam bem, os três faziam o mesmo trabalho, mas com espírito diferente.

A Missa também é assim. A mesma pra todos, mas a maneira de cada um participar pode ser diferente. Depende da fé que as pessoas têm. Existe quem vai à missa apenas para cumprir um preceito, como o operário que simplesmente carregava pedras. Existe quem vai à missa pra fazer pedido a Deus, como o operário que trabalhava tão somente pra ganhar o salário. E existe a pessoa que participa da Missa com fé e alegria, louvando e bendizendo a Deus, à semelhança do operário que trabalhava contente porque estava construindo a casa do Senhor.
Temos que refletir e ver como está a nossa missa. Deus nos quer seus amigos e não seus escravos. O escravo obedece. O amigo ama e participa.
NINGUÉM AMA O QUE NÃO CONHECE. Assim pode estar acontecendo na Missa. Alguém entra na igreja, olha, acompanha tudo, faz os mesmos gestos, mas sem saber o que está dizendo e o que está fazendo. Esse não desfruta da celebração, com isso é bom relembrar que devemos participar da Santa Missa e não assistir como muitos fazem, e na hora da benção final dada pelo Padre vão embora como se o show tivesse acabado, sem provar do grande banquete que é servido a cada celebração, o próprio Jesus vivo na Eucaristia a cada celebração. 
Alguns santos referem-se à Santa Missa como algo essencial para a nossa vida, trazendo em suas biografias fatos interessantes e podemos até dizer “loucuras” que eles cometiam para estarem mais pertos do Altar, sem contar com a distância que percorriam para chegarem até as capelas, que naquela época eram distantes das casas.
Uma santa relata que não podemos imaginar a alegria que o nosso Anjo da Guarda tem, quando vai conosco a Santa Missa.
Podemos hoje assim como o terceiro operário, nos dirigir a Santa Missa com a devida importância e com a intenção de louvar e adorar a Jesus.

Dizia São Bernardo:

"Fica sabendo, ó cristão, que mais se merece assistir devotamente uma só Missa (na igreja), do que distribuir todas as riquezas aos pobres e peregrinar toda a Terra".

Também disse São Tomás de Aquino:

"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece à Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens.Se o homem reconhecesse devidamente esse mistério, morreria de amor.A Eucaristia é o milagre supremo do Salvador; é o Dom soberano do Seu amor."

E São João Maria Vianney disse:

"Agradeçamos, pois, ao Divino Salvador por Ter nos deixado este meio infalível de atrair sobre nós as ondas da divina misericórdia.A Santa Missa é uma embaixada à Santíssima Trindade; de inestimável valor; é o próprio Filho de Deus que a oferece."

Dizia Santo Agostinho:

"Na hora da morte, as Missas à que houveres assistido, serão a tua maior consolação. Um dos fins da Santa Missa, é alcançar para ti o perdão dos teus pecados. Em cada Missa, podes diminuir a pena temporal devida aos teus pecados, pena essa que será diminuída na proporção do teu fervor.Assistindo com devoção à Santa Missa, prestas a maior das honras à Santa Humanidade de Jesus Cristo. Ele se compadece de muitas das tuas negligências e omissões. Perdoa-te os pecados veniais não confessados, dos quais, porém, te arrependes; preserva-te de muitos perigos e desgraças que te abateriam.Diminui o império de satanás sobre ti mesmo.Sufraga as almas do Purgatório da melhor maneira possível. Uma só Missa a que houveres assistido em vida, será mais salutar que muitas a que os outros assistirão por ti depois da morte. Será ratificada no Céu a bênção que do Sacerdote recebes na Santa Missa."

E São Francisco de Assis dizia:

"Sinto-me abrasado de amor até o mais íntimo do coração pelo santo e admirável Sacramento da Santa Eucaristia e deslumbrado por essa clemência tão caridosa de Nosso Senhor, a ponto de considerar grave falta , para quem, podendo assistir a uma Missa, não o faz."

Também disse São Boaventura:

"A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que Ele nos tem; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que Ele nos faz."

São Lourenço disse:

"Nenhuma língua humana pode exprimir os frutos de graças, que atrai o oferecimento do Santo Sacrifício da Missa."

E São Jerônimo dizia:

"Nosso Senhor Jesus Cristo nos concede tudo o que Lhe pedimos na Santa Missa; e o que mais vale é que nos dá ainda o que nem sequer cogitamos pedir-Lhe e que, entretanto, nos é necessário. Cada Santa Missa a que assistires, alcançar-te-á, no Céu, maior grau de glória."

Também Santa Matilde:

"Todas as Missas tem um valor infinito, pois são celebradas pelo próprio Jesus Cristo, com uma devoção e amor acima do entendimento dos Anjos e dos homens, constituindo o meio mais eficaz, que nos deixou Nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação da humanidade."

E afirmava São João Crisóstomo:

"Após a consagração, eu tenho visto esses milhares de Anjos formando a corte real de Jesus, em volta do tabernáculo, eu os tenho visto com meus próprios olhos."









MARIA SANTÍSSIMA


Ave-Maria, cheia de graça! 
O Senhor é convosco 
Bendita sois vós entre as mulheres 
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus 
Santa Maria Mãe de Deus, 
Rogai por nós os pecadores 
Agora e na hora de nossa morte. Amém

ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO PARA SEMPRE. AMEM!

sábado, 21 de julho de 2012

Esperamos por você!



O Espirito Santo santifica e renova sua igreja ...

O Espirito Santo santifica e renova sua igreja através da cultura de pentecostes, pois acreditamos que é a unica forma de dar respostas ao nosso inquieto coração e fecundar a civilização do amor . Amamos a Santa Igreja Católica e permanecemos sempre obedientes aos seus valores, somos a Renovação carismática católica. Participe de um Grupo de Oração!!!
 G.o Cruz & Vida,
 Todas as terças- feiras às 19h30min.
Paróquia Bem Aventurados Francisco e Jacinta Marto ( comunidade N.srª de Fátima)
R:. Lirios do Campo, 700 - Etelvina Carneiro  BH/MG

Papa Bento XVI


"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja"

 (Mt 16,18)

Diga não ao aborto, Diga SIM a vida!

 A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os 


seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.
Antes mesmo de te formares no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (Jr 1,5). Meus ossos não te foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda (Sl 139,15).

Graças e Louvores!!!



“SENHOR meu JESUS CRISTO, que pelo amor que tendes a humanidade, estais de noite e de dia neste Sacramento, cheio de piedade, amor e ternura, esperando, convidando e recebendo a todos que vêm visitar-VOS, eu VOS agradeço sinceramente e confesso: creio que estais presente no Santíssimo Sacramento , em Corpo, Sangue, Alma e Divindade. Eu VOS adoro do abismo do meu nada e VOS dou graças por todos os benefícios que me tendes feito, especialmente por VÓS dar-se a mim neste Sacramento,  por me terdes concedido por Advogada eficaz, carinhosa e Medianeira de todas as Graças, Vossa MÃE MARIA SANTÍSSIMA, e por me terdes chamado a visitar-VOS nesta Igreja. Eu saúdo, pois, o Vosso Amantíssimo CORAÇÃO, e minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para consolar-VOS e recompensar-VOS por causa de todas injúrias que tendes recebido neste Sacramento; terceiro, com o objetivo de adorar-VOS, aqui e em todos os lugares da Terra, onde na VOSSA Presença Sacramental, estais menos reverenciado e em maior abandono. Meu JESUS, eu VOS amo de todo o meu coração; pesa-me de ter no passado ofendido tantas vezes a VOSSA infinita bondade. Proponho, com o auxílio de VOSSA Divina Graça, nunca mais VOS ofender, e hoje, apesar de minhas fraquezas e limitações, eu me consagro a VÓS, e renuncio a minha própria vontade, a todos afetos, desejos e a tudo o que é meu, para VO-lo oferecer. De hoje em diante, fazei de mim e de tudo o que me pertence, aquilo que for de VOSSO agrado. Só procuro e só VOS peço o VOSSO Santo Amor, a perseverança final e o perfeito cumprimento de VOSSA Vontade. Recomendo-VOS as almas que estão no Purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da bem-aventurada VIRGEM MARIA. Recomendo-VOS também todos os pobres pecadores. Finalmente,  meu querido Salvador, desejo unir todos os meus afetos com os do VOSSO Amorosíssimo CORAÇÃO, e assim unidos, os ofereço ao VOSSO ETERNO PAI, e lhe peço em VOSSO Nome, que por VOSSO AMOR, os queira aceitar e atender.” Amém. (Oração escrita por Sto Afonso de Ligório).


Vida Longa a RCC

Nós Somos a RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA!
veja um pouco de nossa história, e oque o Santo Padre disse a nós...

Hosana BH 2012


Beata Helena Guerra, apóstola do Espirito Santo


História e Vida (1835-1914)

Elena Guerra nasceu em Lucca (Itália), no dia 23 de Junho de 1835. Viveu e cresceu em um clima familiar profundamente religioso. Durante uma longa enfermidade, se dedica à meditação da Palavra de Deus e ao estudo dos Padres da Igreja, o que determina seu orientamento da vida interior e de seu apostolado; primeiro na Associação das Amigas Espirituais, idealizada por ela mesma para promover entre as jovens a amizade em seu sentido cristão, e depois nas Filhas de Maria.
Em Abril de 1870, Elena participa de uma peregrinação pascal em Roma juntamente com seu pai, Antônio. Entre outros momentos marcantes, a visita às Catacumbas dos Mártires confirmam nela o desejo pela vida consagrada. Em 24 de Abril, assiste na Basílica de São Pedro a terceira sessão conciliar do Vaticano I, na qual vinha aprovada a Constituição “Dei Filius” sobre a Fé. A visita ao Papa Pio IX a comove de tal maneira que depois de algumas semanas, já em Lucca, no dia 23 de Junho, faz a oferta de toda a sua vida pelo Papa.
No ano de 1871, depois de uma grande noite escura, seguida de graças místicas particulares, Elena com um grupo de Amigas Espirituais e Filhas de Maria, dá início a uma nova experiência de vida religiosa comunitária, que em 1882 culminará na fundação da Congregação das Irmãs de Santa Zita, dedicada a educação cultural e religiosa da juventude. É neste período que Santa Gemma Galgani se tornará “sua aluna predileta”.
Em 1886, Elena sente o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a Devoção ao Espírito Santo na Igreja. Para isto, escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão XIII, exortando-o a convidar “os cristãos modernos” a redescobrirem a vida segundo o Espírito; e o Papa, amavelmente solicitado pela mística Luquese, dirige à toda Igreja alguns documentos, que são como uma introdução a vida segundo o Espírito e que podem ser considerados também como o início do “retorno ao Espírito Santo” dos tempos atuais: A breve “Provida Matris Charitate” de 1895; a Encíclica “Divinum Illud Munus” em 1897 e a carta aos bispos “Ad fovendum in christiano populo”, de 1902.
Em Outubro de 1897, Elena é recebida em audiência por Leão XIII, que a encoraja a prosseguir o apostolado pela causa do Espírito Santo e autoriza também a sua Congregação a mudar de nome, para melhor qualificar o carisma próprio na Igreja: Oblatas do Espírito Santo.
Para Elena, a exortação do Papa é uma ordem, e se dedica ainda com maior empenho à causa do Espírito Santo, aprofundando assim, para si e para os outros, o verdadeiro sentido do “retorno ao Espírito Santo”: Será este o mandato da sua Congregação ao mundo.
Elena, em suas meditações com a Palavra de Deus, é profundamente impressionada e comovida por tudo o que acontece no Cenáculo histórico da Igreja Nascente: Ali, Jesus se oferece como vítima a Deus para a salvação dos homens; ali institui o Sacramento de Amor, a Eucaristia; ali, aparece aos seus discípulos depois da ressurreição e ali, enfim, manda de junto do Pai o Espírito Santo sobre a Igreja Nascente.
A Igreja é chamada a realizar os Mistérios do Cenáculo, Mistérios permanentes, e, portanto, o Mistério Pascal: A Igreja é, por isto, prolongamento do Cenáculo, e, analogamente, é ela mesma como um Cenáculo Espiritual Permanente.
É neste Cenáculo do Mistério Pascal, no qual o Senhor Ressuscitado reúne a comunidade sacerdotal real e profética, que também nós, e cada fiél em particular, fomos inseridos pelo Espírito mediante o Batismo e a Crisma, e capacitados a participar da Eucaristia, que é uma assembléia de confirmados, e, portanto, semelhante a primeira comunidade do Cenáculo depois da descida do Espírito Santo. É nesta prospectiva que Elena Guerra concebe e inicia o “Cenáculo Universal” como movimento de oração ao Espírito Santo.
Elena morreu no dia 11 de Abril de 1914, sábado santo, com o grande desejo no coração de ver “os cristãos modernos” tomando consciência da presença e da ação do Espírito Santo em suas vidas, condição indispensável para um verdadeiro “renovamento da face da terra”.
Elevada à honra dos altares em 26 de Abril de 1959, justamente o Papa a definiu “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”, assim como Santa Maria Madalena foi a apóstola da Ressurreição e Santa Maria Margarida Alacoque a apóstola do Sagrado Coração.
O carisma profético de Elena é ainda atual, visto que a única necessidade da Igreja e do Mundo é a renovação contínua de um perene e “Novo Pentecostes” que por fim “renove a face da terra”.
 “A vinda do Espírito Santo no Cenáculo,
foi como o beijo da reconciliação dado
por Deus à humanidade redimida no sangue de Jesus”
(Elena Guerra)

Renovação Carismática Católica


A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(13)
Em uma carta enviada dois meses após (29 de abril de 1967), a um professor, Monsenhor Iacovantuno, Patti Gallagher, uma das estudantes que participou do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:
Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro. Preparamo-nos para este encontro, lemos os Atos dos Apóstolos e um livrinho intitulado "A Cruz e o Punhal" de autoria de David Wilkerson. Eu fiquei particularmente impressionada pelo conhecimento do poder do Espírito Santo e, pelo vigor e a coragem com que os apóstolos foram capazes de espalhar a Boa Nova, após o Pentecostes. Eu supunha, naturalmente, que o Fim de Semana me seria proveitoso, mas devo admitir que nunca poderia supor que viria a transformar a minha vida!
Durante os nossos grupos de discussão, um dos líderes colocou em tela o fato de que nós devemos confirmar constantemente os nossos votos de Batismo e de Crisma, assim como devemos ter a alma mais aberta para o Espírito de Deus. Pareceu-me curioso, mas um pouco difícil de acreditar quando me foi dito que os dons carismáticos concedidos aos apóstolos são ainda dados às pessoas nos dias atuais – que ainda existem sinais do poder divino e milagres – e que Deus prometeu emanar o seu Espírito para que se fizesse presença a todos os seus filhos. Decidimos, então, efetuar a renovação dos votos de Batismo e de Crisma como parte do serviço da missa de encerramento, no domingo à noite. Mas, no entanto, o Senhor tinha em mente outras coisas para nós!...
No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (...) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão.
Os dons do Espírito já são hoje manifestados – e isto eu posso testemunhar, porque tenho ouvido pessoas orando em línguas, outras praticam curas, discernimento de espíritos, falam com sabedoria e fé extraordinárias, profetizam e interpretam.
Eu, agora, tenho certeza de que não há nada que tenhamos de suportar sozinhos, nenhuma oração que não seja atendida, nenhuma necessidade que Deus não possa cobrir em sua riqueza! E, no depender dele e louvá-lo com fidelidade, eu sinto uma tremenda sensação de liberdade.
Podemos tentar viver como cristãos, morrendo para nós mesmos e para o pecado, mas esta será uma luta desanimadora se não contarmos com o poder do Espírito. Ainda existem tentações e problemas, mas agora tenho a certeza e a confiança em Deus, agora ele me dá segurança. Realmente, transforma-me a viver nele. É verdade que na Crisma, nós recebemos o Espírito Santo e que nós somos seus templos, mas nós não nos abrimos o suficiente para receber em nossas vidas os seus dons e o seu poder. É certo que o Espírito Santo é o nosso professor: eu dele aprendi tanto e em tão pouco tempo!
As Escrituras vivem! Amém! Eu estou segura de que jamais poderia ter acumulado por minha própria conta tanto conhecimento, apesar de todo o esforço desenvolvido, e com as melhores intenções que tivesse.
(…) Eu me vi, de repente, conversando com as pessoas sobre Cristo, e, vendo desde logo o resultado desse trabalho! Eu jamais teria ousado fazer essas coisas no passado, mas agora, é ao contrário: é impossível deixar de fazê-lo. É como disseram os apóstolos depois de Pentecostes: “Como podemos deixar de falar sobre as coisas que vimos e ouvimos!" (…)(14) .
Estas notícias se divulgaram rapidamente, causando um grande impacto no meio religioso universitário. O “Fim de Semana de Duquesne”, como ficou mundialmente conhecido este retiro, tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência estender-se-á, num curto período de tempo, por um grande número de países.
A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reavivamento espiritual por meio da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, tomará corpo, transpondo rapidamente o ambiente onde foi originada.
Através das reuniões, seminários e encontros, em breve, aparecerão grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.
Kevin e Dorothy Ranaghan ainda registram um aspecto pouco divulgado desta história inicial da Renovação Carismática:
Nossa suspeita de que essa experiência de renovação, que agora estava espalhada, não era nova para os católicos americanos, foi confirmada, quando ouvimos notícias ou recebemos cartas de pessoas ou grupos de católicos ao redor do país. Da Flórida, Califórnia, Texas, Wisconsin, Massachusetts, tivemos notícias do trabalho calmo do Espírito Santo no decorrer dos anos(15) .
Portanto, embora os primeiros momentos da Renovação tenham se dado em torno do retiro de Duquesne e apesar de estarem os americanos igualmente presentes no seu nascimento em diversos outros países, seria falso atribuir a expansão da Renovação Carismática unicamente à sua influência. Como afirma Monique Hébrard, a Renovação Carismática “explodiu quase ao mesmo tempo em todos os cantos da terra e em todas as igrejas cristãs, sem que se saiba muito bem como é que o fogo se ateou”(16) .
Para o Cardeal Suenens isto também despertou uma curiosidade, ou seja, “sem nenhum contato entre si, parece que o Espírito Santo suscitou em vários lugares do mundo experiências que, se não são iguais, certamente são semelhantes”(17).